Em poucas palavras, podemos dizer que o avanço tecnológico, a homogeneização da integração econômica mundial e dos clientes empurram as organizações a adaptar a padronização para prosperar (Buzzell 1968; Cavusgil et al., 1993; Levitt 1983; Sustar, 2005). No entanto, por outro lado, os proponentes de adaptação são de opinião que não só existem diferenças significativas entre os clientes de países diferentes, mas também a invasão tecnológica na produção pode mesmo causar a erradicação ao argumento de economias de escala. Propõe ainda que, mesmo que não remova completamente o efeito das economias de escala; reduzirá o efeito ao nível mínimo; portanto, tornando a adaptação uma estratégia mais adequada nos próximos tempos.
Embora a padronização e a adaptação sejam dois pontos de vista que se contradizem, é difícil reivindicar a supremacia de um sobre o outro. Tanto a padronização como a adaptação têm seus benefícios, mas isso não implica que uma estratégia útil para uma organização em algum mercado específico se revele útil para a mesma organização em outro mercado ou pode ser para uma organização diferente no mesmo mercado. Existem vários fatores que podem influenciar a decisão de adaptação de padronização ou adaptação (Jain, 1989). O trabalho maciço foi feito para identificar e reduzir uma lista de diferentes fatores que influenciam a decisão de selecionar a adaptação ou padronização, de uma maneira muito geral (Johnson e Arunthanes 1995; Lages e Montgomery 2004; Lee e Griffith 2004; Theodosiou e Katsikeas 2001). Além disso, Ã-zsomer et al. (1991) realizou um estudo mais sistemático desses fatores de influência. . Cavusgil e Zou (1994) apresentaram uma descrição mais simplificada dos aspectos que precisam ser levados em consideração ao tomar a decisão de escolher avançar para a padronização ou adaptação. Esse arranjo ordenado foi usado por número de acadêmicos (Katsikeas et al., 2006; Michell et al., 1998; Ãssmom e Simonin, 2004).